Principal
Principal
UNIPAC COMEMORA 50 ANOS DA PROFISSÃO DO PSICÓLOGO
Data será marcada com palestras, debate e apresentação musical

I002054.jpg

   IPATINGA –

No dia 27 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Psicólogo. Há 50 anos a profissão se regularizava no país. Para comemorar a data, que é um marco importante para todos os estudantes e profissionais da área, a Unipac Vale do Aço dá continuidade à série de atividades que tiveram início no começo do ano.



Nos próximos dias 25 e 27, a data será marcada com palestras e momento cultural. O objetivo é celebrar o dia em que a profissão foi reconhecida em todo o país e promover um momento de discussão e reflexão sobre os desafios, conquistas e compartilhar experiências relacionadas à prática da profissão. As palestras serão ministradas por profissionais renomados e por ex- alunos da instituição. Todos os participantes receberão certificados.

O evento será realizado na sala 409, no bairro Bethânia, e é aberto à comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 2109-2315 ou diretamente na Sala das Coordenações (bloco 3). As vagas são limitadas.

No sábado, 25, as palestras acontecerão em dois momentos. Pela manhã, das 8h30 às 12h, será abordado o tema “Atuação do Psicólogo na Gestão de Pessoas”. Na ocasião, profissionais com experiência de mercado relatarão suas experiências em grandes empresas, nas áreas de Gestão de Pessoas. O objetivo é proporcionar aos alunos a troca de experiências, permitindo uma maior aproximação com a realidade fora da sala de aula.

GESTÃO DE PESSOAS
A egressa do curso de Psicologia, Silvânia de Carvalho, que trabalha como consultora e analista de Recursos Humanos na AMAS, será uma das palestrantes do encontro. “Esta é uma oportunidade para mostrar aos alunos como são estruturados os serviços de RH, em específico os workshops e os treinamentos. Além disso, demonstrar como os futuros psicólogos podem aplicar dinâmicas e jogos empresariais como forma de avaliação de um entrevistado”, explica a psicóloga.

Silvânia ressalta ainda a importância do evento para a formação dos novos profissionais. “Todos os conhecimentos adquiridos na faculdade, todos os cursos, worshops e palestras que participei foram essenciais para que eu agregasse valores que me ajudaram a exercer da melhor forma minha profissão, e esse é o objetivo do encontro: passar uma visão do mercado de trabalho, mostrar na prática como os conceitos se aplicam”, conclui.

ATENDIMENTO CLÍNICO
A programação do evento se estende para o período da tarde. Das 13h30 às 17h, os palestrantes tratarão o tema “Atendimento Clínico nas Diversas Abordagens”, entre elas, abordagem sistêmica, existencial, cognitivo, comportamental, psicanalítica e gestal.

Uma das palestrantes será a egressa Joyce Rocha, que atua como analista de RH na empresa Humanizar Gestão e Recursos Humanos e Clínica de Psicologia, além de prestar serviços voluntários na Sociedade de Assistência Social e Cultural (SASC). Na oportunidade, a psicóloga discorrerá sobre sua experiência no atendimento clínico.

Joyce, que atualmente atende com crianças em situação de risco e em vulnerabilidade social, destaca a importância dos conhecimentos obtidos no curso para sua atuação profissional. “Principalmente a experiência que ganhei durante o tempo que prestei atendimento na Clínica Escola foi fundamental para meu desempenho hoje no mercado de trabalho. Além disso, os conceitos debatidos no curso foram essenciais para que o meu trabalho possa ajudar a minimizar o impacto da vulnerabilidade na vida delas (crianças)”, reconhece.

Musica e aprendizado
Na segunda-feira, 27, o curso de Psicologia da Unipac promove um momento musical, acadêmico e cultural. Na oportunidade, alunos e professores indicarão musicas que tenham relação com as disciplinas e conteúdos trabalhados em sala de aula, para serem interpretados pelo músico e psicólogo Ediney Brito. A atividade será no pré-horário, de 18h30 às 19h20 e durante o intervalo, de 21h às 21h20 no hall da Faculdade.

“Cada aluno e professor que indicar uma música deverá fazer um comentário da letra da canção, estabelecendo a relação da mesma com as matérias estudadas no curso de psicologia. Durante as aulas, trabalhamos com nossos alunos a análise de músicas, filmes e outras obras de arte. Essa é uma forma mais lúdica e didática de assimilar os conceitos aplicados”, explica a coordenadora do curso de Psicologia, Alcina Gonçalves que recebeu essa sugestão de professores.
 

Fonte : Assessoria de Comunicação


Faculdade Presidente Antônio Carlos - Unipac Vale do Aço
Ipatinga - Rua Salermo, 299 - Bethânia - Tel: (31) 2109-2300 - 0800 724 23 00
Timóteo - Av. Ary Barroso, 765 - Serenata - Tel: (31) 3849-9150


Eventos do M�s