Blogspot
Pedagogia
O Curso

Pedagogia Única Contagem

Nome do Curso: Pedagogia

Modalidade: Presencial

Duração do Curso: 3.200 horas

Período de Integralização:  Mínimo:  4 anos; Máximo: 6 anos

Titulação: Licenciatura em Pedagogia

Coordenação do Curso: Profª. Arlana Campos

Local de Funcionamento: Rua Professor Sigefredo Marques, 341, Estância do Hibisco - Contagem

Telefones: Das 13h às 21h30: (31) 2519-5100

E-mail: pedagogia@unicacontagem.com.br

Turno: noturno

Valor da mensalidade para o primeiro período: R$ 739,00 

OBJETIVOS

Oferecer uma formação em Pedagogia que contemple o que prevê as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação, sob forma de licenciatura – Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006, do Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação.

Objetivo Geral 

Formar o profissional da educação com competência teórico-metodológica, humana e política, para atuar na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão dos processos educativos tanto escolares como os não escolares, consciente de seu papel de agente de transformação do contexto sociocultural, econômico, filosófico e pedagógico dos cenários regional e nacional.

Objetivos Específicos 

- Formar e capacitar professores, em nível superior, para o exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos; 

- Formar e capacitar profissionais, em nível superior, para atuarem na educação básica, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos metodológicos intencionais, bem como em outras áreas que necessitem de planejamento, execução e acompanhamento, com competências técnico-científica, humana e política, considerando o seu papel de agente de transformação do contexto sociocultural, econômico, filosófico e pedagógico dos cenários regional e nacional; 

- Discutir sobre a fundamentação das teorias da aprendizagem e dos processos pedagógicos na busca da compreensão do ensino-aprendizagem, das atividades docentes e da pesquisa; 

- Discutir pressupostos teórico-metodológicos das diversas áreas do conhecimento, ligados à linguagem, à matemática, às ciências sociais, geográficas e naturais, à arte e ao movimento, enfocando seu aspecto prático-metodológico, propiciando uma visão ampla do processo de produção de conhecimento; 

- Refletir sobre os processos humanos globais e a interferência das dimensões cognitivas, corporais, sociais, étnico-culturais, emocionais, políticos e econômicas, assim como as múltiplas dimensões psicosociais na construção do conhecimento dos educandos e dos educadores;

- Analisar os fundamentos teóricos do planejamento educacional e sua relação no processo de desenvolvimento e consecução dos objetivos propostos;

- Possibilitar discussão sobre os aspectos teórico-práticos necessários à elaboração e implementação do projeto pedagógico como experiência de trabalho coletivo na escola, de forma a adequar a utilização de metodologias e tecnologias educacionais à realidade; 

Estabelecer pressupostos teórico-metodológicos que permitam a adequada construção do conhecimento científico;

- Proporcionar ao graduando a oportunidade da investigação científica sobre o processo ensino-aprendizagem, num enfoque inter e transdisciplinar, com base no Ensino, na Pesquisa e na extensão.