Blogspot
Engenharia de Controle e Automação
O Curso

Engenharia de Controle e Automação
Nome do Curso: Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
 
Modalidade: Presencial
 
Situação Legal: O Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) foi aprovado pelo Comitê de Gestão da Faculdade Presidente Antônio Carlos. Essa definição está inserido no PDI da Faculdade, e o pedido de autorização do curso é de número 104580.
 
Titulação: Bacharel em Engenharia de Controle e Automação
 
Coordenação do Curso: Engº  Amauri Alves Silva
 
Local  de Funcionamento: Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga. Rua
Salermo, 229 – Bethania, Ipatinga-MG.
 
Telefone: (31) 21092300
 
E-mail:  engenhariadeautomacao@unicaipatinga.com.br
 
Total Semestral: 60
 
Forma  de Ingresso: Processo seletivo, transferência externa, re-opção de curso e obtenção de novo título.
 
Turno  e Funcionamento: vespertino/noturno
  • Carga Horária: 3600 h
  • Regime: Seriado semestral
Período de Integralização: Mínimo – 5 anos (10 períodos) Máximo: 7 anos e meio (15 períodos)
 
Valor da mensalidade no primeiro período de 2017-2: R$ 1018,67
 
 
Objetivo geral do Curso
 
Oferecer ao aluno um conjunto básico de competências e habilidades necessárias para  transformá-lo  em  um  profissional  com  capacidade  de  raciocínio  lógico  e abstrato para desenvolver análises conceituais; liderança nos trabalhos de equipe, organizando e delegando tarefas no processo de desenvolvimento de sistemas industriais; capacidade de utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos  para adquirir e construir  conhecimentos;  capacidade  de aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo para a busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas.
 
Como parte de seu compromisso em capacitar o aluno para atingir competências e habilidades, o curso de Engenharia de Controle e Automação oferece ao longo do curso  um conjunto  de disciplinas  que o leva  a uma sólida  formação  técnica  em automação e controle voltada para o mercado de trabalho, além de uma formação básica que enfatiza os métodos quantitativos e de investigação, as ciências sociais, comunicação  interpessoal.  Conjuntamente  com  o  estudo  mais  aprofundado  de conceitos e suas aplicações práticas da Engenharia de Controle e Automação. Projeta-se,  assim,  a  formação  de  um  profissional  de  Engenharia  de  Controle  e Automação com um conjunto de competências técnicas, gerenciais, estratégicas e de liderança, que o qualificam como empreendedor das inovações tecnológicas, das transformações organizacionais.
 
Como o objetivo das empresas brasileiras é manterem-se competitivas internacionalmente, o aluno deve estar habilitado a compreender o ambiente empresarial  contemporâneo,  a  filtrar  o  universo  de  informações  conflitantes  e  o impacto dessas mesmas nas transformações de um mundo em constante evolução em todos os setores da organização: processos, produção, logística, materiais, manufatura, equipe e recursos humanos, tecnologia da informação e planejamento.
 
Objetivos específicos do Curso
 
A observação do exercício profissional junto ao mercado de trabalho mostra que o curso de graduação deve estar em sintonia com as reais necessidades do mesmo, o que faz com que se definam claramente objetivos para o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação dentre os quais são indicados:
 
I. Promover  a  formação  de  valores  éticos  e  humanísticos  no  discente, levando-o  a compreender  o exercício  profissional  como instrumento  de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental.
II. Exercitar  a autonomia  no aprender,  formando  o discente  para a busca constante do aprimoramento profissional através da educação continuada.
III. Estimular as habilidades de expressão e comunicação nas formas escrita,
oral e gráfica.
IV. Aprimorar  sua  capacidade  de  trabalhar  em  equipe,  desenvolvendo  o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação.
V. Estimular,  durante a vida acadêmica  do aluno, o seu envolvimento  em atividades de iniciação científica e extensão.
VI. Estimular   a   integração   entre   os   diversos   projetos   elaborados   nas disciplinas, conscientizando o aluno para a prática profissional com visão sistêmica para a solução de problemas da Engenharia de Controle e Automação.
VII. Estimular  o relacionamento  com empresas  dos diversos  segmentos  de
atuação do profissional Engenheiro de Controle e Automação, por meio de estágios e outras atividades.
VIII. Oferecer  uma  formação  básica  nas  diversas  áreas  da  Engenharia  de Controle e Automação de modo que o aluno explore o potencial de suas habilidades e competências pessoais em consonância com as demandas do mercado de trabalho.