Blogspot
Enfermagem
O curso

Enfermagem

Nome do Curso: Enfermagem

Modalidade: Presencial

Situação Legal:
Reconhecido nos termos da Portaria n.º 1, de 06/01/2012, do Ministério da Educação, publicado no D.O.U. de 09/01/2012

Coordenação do Curso:
 Msc. Enfª. Letícia França Fiuza Bacelar 


Titulação:
Bacharel em Enfermagem

Telefone: (31) 2109-2300

E-mail: enfermagem@unicaipatinga.com.br

Turno de Funcionamento: Noturno - 19h às 22h40

Carga horária: 4000 h

Regime Seriado: Semestral

Período de Integralização:

  • Mínimo 5 anos (10 períodos)
  • Máximo 7,5 anos (14,5 períodos)

Valor da mensalidade para o primeiro período de 2017-2.

 - Valor integral: R$ 996,01

 

 - Valor com desconto para pagamento até o dia 5 do mês: R$ 946,21

A proposta pedagógica do Curso de Enfermagem na Unica Ipatinga foi desenvolvido com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de graduação em Enfermagem, Resolução CNE/CES no 3 (07/11/01), e na Resolução CNE/CES no 4 (06/04/09) que dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos.
 
O curso de Enfermagem veio atender a uma exigência ditada pelo mercado nacional e principalmente na região do Vale do Aço / Leste de Minas no ano de 2003.

A região do Vale do Aço possui aproximadamente 450 mil habitantes. O mercado de trabalho é diversificado. Há uma crescente ampliação dos postos de trabalho na região do leste de Minas, como a implantação do Programa Saúde da Família e a ampliação de vagas nos Hospitais, regionais.

Um profissional de Enfermagem poderá atuar em hospitais, clínicas especializadas, ambulatórios, centros de saúde, empresas, creches, asilos, autarquias federais, estaduais e municipais e institutos de pesquisa, com perspectiva de crescimento, em que se busca a melhoria da qualidade de vida da população.
 
Outra grande opção de mercado é o atendimento domiciliar, realizado individualmente ou por equipe interdisciplinar. A docência nos cursos de graduação, pós-graduação e nos cursos técnicos na área da enfermagem apresenta-se como uma necessidade regional.

O enfermeiro é responsável em planejar, implementar e participar de programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde. Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde. Atuar nos diversos programas de assistência à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso.