Blogspot
Engenharia Civil
O curso

Engenharia Civil

Assessoria de Comunicação
I000680.jpg

Nome do Curso:

Engenharia Civil

Titulação: Bacharel em Engenharia Civil

Modalidade: Presencial

Situação Legal: reconhecido nos termos da Portaria n.º 10, de 02/03/2012, do Ministério da Educação, publicado no D.O.U. de 06/03/2012

Renovação de Reconhecimento: Nos termos da Portaria n.º 286, de 21/12/2012, do Ministério da Educação, publicado no D.O.U. de 27/12/2012

Coordenação do Curso: Eng Marcelo de Lima Beloni

Telefone: (31) 2109-2324 ou 8489 2622

E-mail: engenhariacivil@unicaipatinga.com.br

Local de Funcionamento: Ipatinga/MG

Turno de Funcionamento: matutino e noturno

Carga horária: 4.000 h

Regime Seriado: semestral em 10 períodos

Período de Integralização:

  • Mínimo - 5 anos (10 períodos)
  • Máximo - 7,5 anos (15 períodos)

Valor da mensalidade no primeiro período:

  • Matutino: R$ 989,00
  • Noturno: R$ 1.037,00


A Engenharia Civil é uma das profissões mais antigas e requisitadas pela sociedade, até por razões de sobrevivência do homem, o que, de forma natural, levou o curso de Engenharia Civil a ser o precursor na maioria das Instituições de Ensino Superior e, mais particularmente, nas chamadas Escolas Politécnicas ou Escolas de Engenharia.

No entanto, devido à paralisação da economia do país, a profissão de engenheiro no Brasil sofreu, durante muitos anos, uma desvalorização social traduzida pelo decréscimo de candidatos e formandos por ano nas universidades brasileiras. Consequentemente, o número de engenheiros no país é pequeno quando comparado à quantidade de engenheiros nos países desenvolvidos.

Nos últimos anos, o crescimento do setor da construção civil, motivado pelo desenvolvimento econômico do país, tem impulsionado a demanda por Engenheiros Civis com a abertura de novos postos de trabalho e oportunidades.

A Região Metropolitana do Vale do Aço, onde a Faculdade Única de Ipatinga encontra-se inserida, é conhecida internacionalmente em função de seu perfil industrial, concentrando várias empresas de grande porte, como a Usiminas Siderúrgica S/A, a Usiminas Mecânica S/A, a ArcelorMittal S/A, a Celulose Nipo-brasileira S/A (CENIBRA), além de inúmeras outras empresas industriais, comerciais ou prestadoras de serviços de micro, pequeno e médio porte.

Essa condição tem atraído grandes investidores para a região, deixando como desafio a construção da infraestrutura necessária para acompanhar o crescimento da população dentro de um ambiente de exigências de preservação ambiental, o que aumenta a demanda por engenheiros civis, com boas oportunidades no mercado de trabalho regional.

Além desses fatores, a criação do curso de Engenharia Civil foi motivada por pesquisa de opinião realizada em escolas de Ensino Médio do Vale do Aço, que apontou a demanda do curso.

O curso de Engenharia Civil da Faculdade Única de Ipatinga foi o precursor do Vale do Aço e vem retratando a demanda existente na região, desde o primeiro processo seletivo ocorrido no 1º semestre de 2007, o que pode ser verificado pelo número de alunos matriculados, pela baixa taxa de evasão e pelo número de transferências e solicitações de nova graduação recebido no curso.